Município de Aveiro deu início a duas ações promovidas pelo Aveiro Empreendedor

Município de Aveiro deu início a duas ações promovidas pelo Aveiro Empreendedor

O Município de Aveiro deu início a duas ações no Espaço C – Baixa de Santo António: a Oficina de Inovação Social – Envelhecimento Ativo e Saúde e o concurso “Tu és a Mudança”. Trata-se de duas iniciativas promovidas no âmbito do Aveiro Empreendedor. A primeiro surge para apoiar e incentivar à criação de um programa de empreendedorismo na área do Envelhecimento Ativo e a segunda para o apoio ao desenvolvimento de um modelo de negócio e projeto de crowdfunding.

Com 20 participantes, a Oficina de Inovação Social – Envelhecimento Ativo e Saúde pretende dar contributos para o desenvolvimento de iniciativas empreendedoras destinadas à população sénior, transformadas, igualmente, em oportunidades de negócio.

A primeira sessão da Oficina de Inovação Social teve lugar no dia 2 de abril de 2014 e contou com a representação da Câmara Municipal de Aveiro que destacou a importância desta oficina destinada a incentivar e apoiar iniciativas para a população sénior que se encontra nas suas plenas funções físicas e mentais para ter outro tipo de atividades depois de terem exercido funções laborais. A intenção deste trabalho é chegar ao fim com algumas ideias empreendedoras e de negócios destinadas a esta franja da sociedade, pelo que o desafio que se lança vai no sentido de se procurar algumas respostas e de ações que possam complementar algumas atividades que já existam ou até, quem sabe, surgir outra ideia.

A oficina terá três momentos principais, a exploração de conceitos e princípios de empreendedorismo e inovação social e identificação de oportunidades, a conceção de projetos de empreendedorismo e inovação social e a sua apresentação final, com abordagem às estruturas e mecanismos existentes para a criação de empresas.

As sessões que decorrerão nos dias 4, 9, 11 e 23 de abril, serão orientadas por docentes das Universidade de Aveiro, onde serão apresentados conceitos, exemplos e oportunidades atuais para o empreendedorismo e inovação social no âmbito do envelhecimento ativo e saúde.

Refira-se ainda que ao longo das sessões prevê-se que participem algumas pessoas com experiência em projetos nas áreas do envelhecimento ativo e saúde. Em maio será apurado o vencedor cujo prémio consiste em seis meses de pré-incubação no pólo do IERA de Aveiro e será dado apoio à elaboração do Plano de Negócios, Imagem Gráfica da empresa e Consultadoria para a concretização do negócio.

Iniciado a 1 de abril de 2014, o Concurso “Tu és a Mudança”, realizado em parceria com “Massivemov – Crowdfunding Portugal”, tem por finalidade desenvolver um modelo de negócio e um projeto de crowdfunding para campanha de financiamento na Massivemov, concorrendo também, em caso de sucesso, a um prémio final.

Com a duração de 30 horas, o concurso contemplará várias vertentes, tais como a apresentação do programa e explanação de noções de crowdfunding e suas vantagens. Serão definidos objetivos, produto, serviço e recompensas, segmentos e relação de clientes, e apresentadas parcerias, canais e estratégia de comunicação.

Durante o concurso, haverá ainda a oportunidade de se construir um guião do vídeo e filmagem de um dos produtos/serviços. Será também elaborado um plano de ações e conteúdos para campanha. Na fase final, dar-se-á início à comunicação e pitch e à campanha na Massivemov.

Concurso "Tu és a mudança" IMG_6665 IMG_0020

 

Promotor da Ação:
Data da Ação:
Local da Ação:
Mais Info: