Livro “Seja a mudança” – 4 histórias de vida

Livro “Seja a mudança” – 4 histórias de vida

João Gaspar, João Casal, Girão Pereira e Valdemar Coutinho são os protagonistas das quatro histórias de empreendorismo, que resultaram em sucesso, relatadas no livro “Seja a mudança – 4 histórias de vida”, cuja sessão de apresentação ocorreu no dia 13 de maio 2013, aquando a SEMANA DO AVEIRO EMPREENDEDOR.

Um livro produzido com a participação de 66 jovens de quatro turmas do 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário (EB 2,3 João Afonso de Aveiro, Escola Básica e Intregada de Eixo, Escola Secundária José Estevão e Escola Profissional de Aveiro). Na apresentação do livro, e com algumas dezenas de jovens presentes na sala, João Casal deixou um conselho, não apenas para uma futura carreira, mas para a vida: “nunca sejam preguiçosos nem desonestos e, acima de tudo, nunca tenham medo”. As palavras deste sempre empreendedor, de 90 anos, que afirmou ainda que “agora ser-se empreendedor é mais fácil, há mais instrumentos e só não os aproveita quem não quer”.

Também João Gaspar deixou a mensagem de que está nas mãos dos jovens continuar o trabalho desenvolvido até agora na região e que “nunca devem deixar-se vencer pela negatividade”, regra que norteou a sua vida de conquistas.

Já Girão Pereira diz que este é um momento para “revolucionar mentalidades” e ainda que “o país será sempre o que os cidadãos quiserem”. Na ausência do pai, foi a filha de Valdemar Coutinho, Sandra Coutinho, que citando o que sempre ouviu do progenitor afirmou: “façam o que fizerem, sejam sempre os melhores”.

E, neste livro, temos quatro exemplos claros do que é ser-se o melhor. Ler para crer.

Esta atividade surgiu no decorrer da implementação do 2.º ano do projeto Aveiro Empreendedor, nas escolas, no ano letivo 2012/2013. Esta atividade, para além de assumir um carácter intergeracional, pretendia dar a conhecer aos jovens, exemplos de pessoas empreendedoras da região de Aveiro, bem como promover o desenvolvimento de competências transversais, tais como gestão de tempo, trabalho em equipa e comunicação, entre outras, no decorrer do processo de construção de cada história (entrevista, recolha de informação e redação).

Promotor da Ação:
Data da Ação:
Local da Ação:
Mais Info: