IEUA Sharing | 2.ª Temporada | António Murta

IEUA Sharing | 2.ª Temporada | António Murta

António Murta ocupa uma posição privilegiada para observar aquilo que, à vista desarmada, não ganhou ainda expressão estatística ou macroeconómica: as boas ideias com potencial para se transformarem em bons negócios. O 6º convidado da 2ª temporada do IEUA Sharing é Managing Director e cofundador da Pathena, Sociedade de Investimentos em “Ventures”.

António Murta não se tornou empreendedor por acaso. Para além da paixão que demonstra por tudo o que é inovador, apresenta ideias claras sobre o que entende que vai determinar o futuro e sobre a forma como nos devemos posicionar. Para além de uma visão inspiradora, sabe que ”não é possível criar grandes empresas sem muito trabalho” e que é fundamental “sonhar acordado”.

Licenciado em Engenharia de Sistemas, António Murta esteve, desde sempre, ligado à tecnologia. Após muitos anos a contribuir para o crescimento do negócio de retalho da Sonae, onde foi Corporate Information Officer, fundou a Enabler, empresa que viria a vender à Wipro, e a Mobicomp, por sua vez adquirida pela gigante Microsoft. Atualmente é Managing Director da Pathena, empresa de capital de risco que tem investido em diversas empresas de tecnologias de informação.

Defende que Portugal “tem matéria-prima humana de qualidade” e que para alcançarmos o sucesso é necessário “termos uma ideia genial, executarmos bem essa ideia e abri-la para o mundo”. O caminho a seguir é “transformar a ciência em valor económico. Temos de pegar no nosso talento e vendê-lo ao exterior”.

Sobre o IEUA Sharing O IEUA Sharing é um evento mensal de partilha de conhecimento e de experiências de empreendedorismo. Realiza-se na Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro, no foyer do Edifício 1 do Campus Universitário de Santiago, na primeira segunda-feira de cada mês, entre as 18h00 e as 19h30, e está aberto a todos os interessados em debater o tema proposto pelo orador convidado.

Mais informações em: www.ua.pt/ieua

Promotor da Ação:
Data da Ação:
Local da Ação:
Mais Info: