Concurso de Ideias Create@School

Concurso de Ideias Create@School

_MG_7649

“Um caminho que está feito e pronto a ser caminhado”, afirma Narciso Moreira, da empresa Betweien, em relação à implementação de políticas de educação empreendedora nas escolas.

A prova de que já se caminha, e a passos largos, foi dada neste evento Create@School, no pequeno auditório do Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, no dia 20 de maio de 2013. Atividade também inserida na SEMANA DO AVEIRO EMPREENDEDOR que decorreu de 13 a 21 de maio de 2013.

Um evento marcado pela apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico, no âmbito da proposta da parceria entre a Betweien e o Aveiro Empreendedor.

Às crianças do 2º ciclo das escolas de Aveiro foi proposto que, sob o tema do Ano Internacional de Cooperação pela Água, criassem um spot publicitário. Aos alunos do 3º ciclo, de quatro escolas a que se associaram quatro empresas madrinhas do projeto (Portucel, Dankal, Porcelanas Costa Verde e PT Inovação), regidos pelo tema do Ano Europeu dos Cidadãos, foram desafiados a criar um projeto de propostas na área de responsabilidade social nas empresas. “A água lava tudo, só não lava as más acções”, foi a mensagem deixada pelos alunos do 2º ciclo do colégio D.José I. Não arrecadaram o primeiro prémio, mas capturaram algumas gargalhadas com o seu spot em forma de rap. Os vencedores do 2º ciclo foram o Agrupamento de Escolas de Cacia, com um merecido primeiro lugar, seguidos pela Escola de Santa Joana, em segundo,

No 3º ciclo, o troféu do primeiro lugar foi também para o Agrupamento de Escolas de Cacia. Os alunos, que trabalharam em parceria com a Portucel, projetaram a aposta em dois terrenos em que sugeriram fazer-se a produção de alimentos para consumo dos trabalhadores.

O balanço final é muito positivo. Para Narciso Moreira, se tem que destacar algo de relevante nesta iniciativa, é o “envolvimento dos alunos, que desenvolveram competências importantes, independentemente se vão aplicá-las na criação de empresas, na resposta aos desafios lançados ligados ao carácter social e ambiental”. O representante da Betweien salienta ainda o envolvimento das empresas nos projetos do 3º ciclo, naquilo que considera “um casamento para durar, uma ligação que se quer a longo prazo, entre as escolas e as empresas”. Isto porque, alerta Narciso Moreira, “a cultura escolar está demasiado longe da cultura empresarial e os alunos têm de preparar-se para novos cenários”. Porque os problemas também são novos.

Para servir de apoio às escolas, foi lançado no mês de dezembro 2012, o livro “O senhor Empreendedorismo”, destinado a crianças dos 7 aos 11 anos e que tenta explicar, de uma forma simplificada, e na voz dos personagens “Senhor Empreendedorismo” e “Maria Menina”, o que é o empreendedorismo, que competências são necessárias para se ser um empreendedor e como se pode desenvolvê-las. Uma ferramenta pedagógica essencial, garante o autor, Narciso Moreira.

(À margem deste evento ocorreu ainda a entrega de prémios dos alunos do ensino secundário, apurados na Final do Concurso de Ideias “A Tua Ideia Conta!”)

No total do Concurso de Ideias Create@School foram apresentados 36 spots publicitários e 36 propostas de responsabilidade social.

Promotor da Ação:
Data da Ação:
Local da Ação:
Mais Info: