1:ª Semana Aveiro Empreendedor

1:ª Semana Aveiro Empreendedor

Banner_Semana _AE

Se a semana começou com Elisabete Rita, da AIDA, a dizer que “Em Aveiro, sabe-se fazer, é preciso é aprender a mostrá-lo”, os dias que se seguiram provaram-no. Em Aveiro, há realmente muita a gente a saber o que faz e, graças ao Aveiro Empreendedor, cada vez mais gente a fazer o que sabe.

O director da Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro (IEUA) não tem dúvidas de que esta foi “uma semana que conseguiu provar a todas as comunidades que a inexistência de recursos não pode servir de desculpa para que não se façam eventos como este” e que, em relação à criação de negócios, também já não há desculpas. “Financiamento e instalações já se garantem, o resto é vontade”, afirma, convicto, Celso Carvalho, que diz ainda que o empreendedorismo não pode ser um “mindset” só no trabalho, mas também na vida.

Para André Cester Costa, responsável pelo Desenvolvimento Económico no Município de Aveiro, “a Semana Aveiro Empreendedor apenas acontece porque em Aveiro há uma enorme comunidade criativa, empreendedora e inovadora. O Município de Aveiro assumiu em 2009 este papel fulcral de procurar criar o “clima” para que diferentes entidades públicas e privadas fossem capazes de trabalhar de uma forma integrada em prol do desenvolvimento económico local e da criação de emprego. Esta semana de eventos é apenas mais um exemplo que esse trabalho em rede existe e tem resultados muito positivos”.

Também o vice-reitor da Universidade de Aveiro, Carlos Pascoal Neto, se congratula com o sucesso desta primeira semana do Aveiro Empreendedor, fazendo um balanço “extremamente positivo, sendo que esta semana uniu os diferentes agentes da região envolvidos neste projecto, tornando activos os mais jovens, as escolas e as empresas”, ou seja, “foi uma semana mobilizadora a todos os níveis”.

A semana começou na Segunda-feira, dia 13 de Maio, com a apresentação de um livro, de quatro histórias de empreendedores de sucesso em Aveiro: “Seja a mudança – 4 histórias de vida” e assinalou também o início da Exposição Empreendedora: 1001 papéis da água, que decorreu na Bertrand e recebeu centenas de visitantes ao longo da semana. Ainda na Segunda-feira nota para o IEUA Sharing, com Jorge Fernandes, empreendedor aveirense a residir em Sillicon Valley, a “capital do empreendedorismo”.

Na Terça-feira, dia 14, iniciou-se, no Pavilhão Aristides Hall, na Universidade de Aveiro, o Fórum 3e . Emprego, Empresas , Empreendedorismo, uma feira de emprego com o objectivo de estreitar a ligação entre estudantes e empresas da região. Ao final da tarde, deu-se a apresentação do Concurso Empreende + e do Labe – Laboratório de Empreendorismo, sendo que as candidaturas para esta terceira edição do Empreende + estão abertas até ao dia 26 de Junho, com final marcada para 10 de Julho.

Quarta-feira, dia 15, segundo dia da Feira de Emprego do Fórum 3e e UATEC @Educação na Universidade de Aveiro, cujo objectivo foi dar a conhecer o que de melhor se faz no departamento de Educação da UA aos empregadores da região de Aveiro. À tarde, todas as atenções viradas para o TEDxYouth@Aveiro, um evento TED em que os mais novos mostram o que valem e em que ficou claro que a juventude aveirense vale muito.

Na Quinta-feira, a IEUA recebeu um dia em cheio de actividades da semana do Aveiro Empreendedor. De manhã, um dia diferente do Fórum 3e em que foi promovida uma sessão de esclarecimento de dúvidas sobre diferentes ferramentas de apoio à criação de negócios. O dia acabou com uma Sessão Inter-empresarial Alumni UA, em que foram apresentados casos de negócio que começaram de pequeninos e torceram, entretanto, os pepinos. Sexta-feira foi dia de recarregar baterias para Sábado, dia daquele que foi um evento em grande: o TEDxAveiro. 12 horas, sem parar, de talks, performances e demonstrações tecnológicas , num festival de talento digno de se ver. Para muitos o TEDxAveiro é o evento TEDx em Portugal.

Domingo foi dia de música e mostra de artesanato, com a segunda edição do Molifest a mexer com a cidade de Aveiro e o exterior do Mercado Manuel Firmino a receber a arte caseira de vários artesãos aveirenses.

E ao sétimo dia, Deus descansou, mas o Aveiro Empreendedor não. Segunda-feira começou com a Investor Readiness Arena, última de seis sessões promovidas pela AIDA, em que empreendedores apresentam as suas ideias de negócios a potenciais investidores. A tarde ficou marcada pelo CREATE@School, em que se apresentaram projectos propostos a crianças dos 2º e 3º ciclo de estabelecimentos de ensino de Aveiro, numa prova clara de que nunca se é demasiado novo para se ser empreendedor.

O último dia ficou marcado por três eventos, começando pela Comunidade de Práticas na IEUA, em que foi feito um balanço dos últimos dois anos do projecto, bem como desta primeira semana. Para esta sessão foram convidados os municípios vizinhos bem como a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, pois o Aveiro Empreendedor deve ser um projeto para a Região. Ainda, durante a tarde, decorreu o seminário “Empreendedorismo e Internacionalização”, na AIDA, em que entre outros assuntos, foram apresentados três dos quatro projectos vencedores do concurso “Aveiro Empreendedor leva-te a Sillicon Valley”.”At last, but not least” o UA Innovation Clubing promoveu a apresentação de uma Plataforma de Moldes da Universidade de Aveiro e deu ainda a provar, com o apoio de vários restaurantes e confrarias parceiros do Aveiro Empreendedor, produtos típicos da região.

Uma semana em cheio, que segundo o director da IEUA, deixa um legado: “fica a responsabilidade para o Aveiro Empreendedor e para os parceiros de repetir uma semana assim”.

Para o Vereador do Município de Aveiro Dr. Pedro Ferreira, “Aveiro demonstra uma vez mais o seu espírito, a sua vontade de fazer mais e melhor, e procura assim deixar para trás a crise e procurar com as suas gentes, as suas empresas e os seus empreendedores um futuro de Desenvolvimento integrado e sustentável que permita a criação de emprego, de ofertas sociais, culturais, educativas mais eficazes e de qualidade. Aveiro assume-se assim como um farol no Desenvolvimento do país, integrando-se num europeísmo crescente do qual queremos fazer parte”.

O sucesso desta primeira semana do Aveiro Empreendedor, de 13 a 21 de Maio, exige-o e garante-o. Que, para o ano, estejamos todos cá outra vez.

Até lá.

Veja aqui:

Fotos

Promotor da Ação:
Data da Ação:
Local da Ação:
Mais Info: