Modelo de Negócio

Utilize o mapa impresso ou desenhado num quadro, para preencher com post-its, de forma a potenciar a cooperação e a criatividade.

O modelo de negócio pretende definir de que forma é garantida a viabilidade e a sustentabilidade de uma ideia de negócio.

Dos vários Modelos de Negócio existentes, destacamos os seguintes:

  • Modelo de subsistência (exemplo: supermercados).
  • Modelo de receitas (exemplo: renovação da licença de software, como antivírus).
  • Modelo de crescimento (exemplo: impressoras, o fabricante lucra com a venda de tinteiros).
  • Modelo especulativo (exemplo: moda em época de lançamento).

Uma metodologia útil para definir o Modelo de Negócio é a do Business Model Canvas, de Alexander Osterwalder.

DESCARREGAR AQUI

Business Model Canvas

Esta ferramenta, ao fomentar a discussão, a criatividade e a análise, traduz-se num mapa visual pré-formatado com nove blocos, onde são expostos os principais elementos que irão constituir uma empresa.

O Plano de Negócios revela o caminho que se pretende percorrer para tornar um Modelo de Negócio realidade.

Pode ser utilizado para apresentar uma ideia de negócio/empresa a potenciais investidores, como tal, deve identificar a estratégia e a viabilidade da mesma, ter uma escrita cuidada e ser de fácil compreensão.

A forma de elaborar um Plano de Negócios não é estática, existindo inúmeros modelos disponíveis. No entanto, é possível identificar os principais pontos para a sua elaboração, nomeadamente:

  1. Sumário executivo
  2. A empresa e os promotores
  3. A ideia
  4. O mercado
  5. Concorrência e vantagens competitivas
  6. Análises estratégicas
  7. Operacionalização
  8. Estratégia comercial
  9. Projeções financeiras
  10. Gestão e controlo do negócio
  11. Investimento necessário
Clique aqui

Como elaborar um plano de negócios

Existem diferentes formas de apresentar a sua ideia de negócio ou projeto a potenciais investidores. Sugerimos um exemplo com base no conhecido empreendedor Guy Kawasaki:

Use 10 slides para explicar o projeto contendo as seguintes ideias:

  • O problema
  • A solução da empresa para o problema
  • O Modelo de Negócio associado
  • A tecnologia/processo/”magia” que permite a solução apresentada
  • Marketing e vendas: a abordagem comercial escolhida
  • Concorrência no mercado
  • Equipa envolvida no projeto (experiência, competências e responsabilidades)
  • Investimentos e formas de financiamento
  • Projeções financeiras e metas previstas
  • Situação atual e cronograma de ações futuras
  • Sumário e incentivo à mobilização de agentes (parceiros, fornecedores, etc.)

Utilize 20 minutos para apresentar o projeto, salvaguardando tempo para responder a perguntas e prestar os esclarecimentos necessários.

Utilize uma fonte visível para o texto, que possa ser lida com facilidade mas evitando deixar a audiência desatenta ao apresentador.