LabE Aveiro Region – Laboratório de Empreendedorismo

Lab15

A Universidade de Aveiro, em colaboração com o Município de Aveiro, irá promover uma sessão de divulgação da segunda edição do Laboratório de Empreendedorismo – LabE Aveiro Region (*), que decorrerá no dia 23 de janeiro de 2015, pelas 14h30, no Centro de Congressos de Aveiro.

Os interessados em participar nesta sessão de divulgação, devem enviar um email para uatec@ua.pt.

Esta iniciativa, dinamizada pela UA em parceria com os onze municípios de Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), encontra-se inserida nas ações da Incubadora de Empresas da Região de Aveiro (IERA) e tem como público-alvo os empreendedores dos referidos municípios. Pretende-se com esta iniciativa incentivar o desenvolvimento e implementação de ideias de negócio, tendo por base metodologias de trabalho adotadas para a capacitação e validação dessas ideias.

É objetivo da IERA, com a dinamização de diversas ações, desenvolver uma estratégia comum para a promoção em rede do empreendedorismo e da incubação de empresas na região de Aveiro, potenciando economicamente as estratégias territoriais de desenvolvimento da Região.

À semelhança da edição anterior, o Labe Aveiro Region compreende a realização de cinco fases. No período de 13 a 23 de janeiro, a Universidade de Aveiro vai dar a conhecer a iniciativa, os seus objetivos, metodologia de trabalho e calendarização à Universidade e aos 11 municípios que integram a CIRA.

Na segunda fase realizam-se os workshops temáticos, sobre as áreas que serão trabalhadas em LabE. Os municípios de Albergaria-a-Velha, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar e Vagos irão acolher estas ações que contam com a presença de empresários da região, que irão partilhar com os participantes o seu testemunho e experiência, nas referidas áreas.

A terceira fase, a decorrer até 25 de fevereiro, corresponde à angariação de ideias de negócio. Nesta edição, e ao contrário da edição anterior, os potenciais empreendedores devem candidatar-se em equipa, entre três a cinco elementos, com a sua ideia de negócio. As candidaturas que não sejam selecionadas, nesta fase, podem ainda beneficiar do apoio prestado pelos municípios, ao nível do desenvolvimento e validação das ideias de negócio e futura incubação.

A quarta fase, com início a 4 de março, contempla a realização de cinco ações de capacitação, a decorrerem na Universidade de Aveiro, e em áreas como o plano de negócio, análise económico-financeira, marketing e estratégia, propriedade intelectual e comunicação, que irão possibilitar aos participantes aplicar os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento do seu plano de negócios. Nesta fase, os empreendedores contarão ainda com o apoio de mentores externos, convidados pela UA e pelos municípios. O resultado do trabalho desenvolvido em LabE será apresentado numa sessão pública, a realizar no dia 22 de abril.Labe_Workshop

A quinta fase corresponde à validação das ideias, sendo que os empreendedores podem submeter o seu projeto ao Concurso de Ideias de Negócio Start Aveiro Region, igualmente promovido no âmbito da IERA, em parceria com a plataforma de financiamento Massivemov Crowdfunding. As candidaturas decorrem de 1 de fevereiro a 12 de abril, sendo que os projetos selecionados serão divulgados, de 15 de maio a 22 de junho, na Plataforma Massivemov Crowdfunding/IERA. Os doze (12) projetos finalistas que obtiverem 100% ou mais de financiamento inicialmente solicitado e, cumulativamente, obtiverem uma notoriedade superior aos demais, podem usufruir de seis meses de incubação num dos polos IERA (de acordo com os critério e regulamentos definidos por cada uma das entidades gestoras desses polos) e apresentam o seu projeto publicamente no dia 30 de junho.

Para mais informações sobre o Labe, ações que o integram e sua calendarização, consulte o sítio web da Universidade de Aveiro, aqui.

(*) O LabE está inserido no projeto PAVEI – Plataforma para Apoio e Valorização do Empreendedorismo e da Inovação, cofinanciado pelo Programa MaisCentro – Programa Operacional da Região Centro, no âmbito da operacionalização da Incubadora de Empresas da Região de Aveiro (IERA).