Apoios e Incentivos

Os apoios e incentivos aqui disponibilizados pretendem auxiliar o utilizar desde da conceção, arranque e crescimento de uma ideia de negócio.

Informações e esclarecimentos

O Balcão do Empreendedor (BdE), é o ponto único de contacto para a realização dos serviços associados ao exercício de uma atividade económica. Aqui, o empreendedor não tem de se preocupar em procurar a informação por entidade competente. Basta escolher a sua atividade económica e, rapidamente, fica a conhecer todas as formalidades que terá de cumprir para iniciar ou expandir o seu negócio.

Loja do Cidadão de Aveiro,
Rua Orlando Oliveira, n.º 41 a 47
3000-004 Forca-Vouga
Fax: (+351) 234 405 707

 

Infra-estruturas de Apoio

Loja do Empresário

A Loja do Empresário encontra-se sedeada no edifício sede da AIDA. O seu objetivo é refletir a integração de serviços de apoio ao tecido empresarial de várias entidades (públicas e privadas), num único espaço físico, permitindo ao empresário tratar de diferentes assuntos e assim promover a celeridade dos serviços conexos à atividade empresarial.

Encontram-se sedeadas na Loja do Empresário, as seguintes entidades/serviços:

  • CNE – 1 .º Cartório Notarial de Competência Especializada;
  • IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento;
  • Balcão da CGD – Caixa Geral de Depósitos;
  • CNO – Centro de Novas Oportunidades;
  • ABA – Azevedo Brandão & Associados, Sociedade de Advogados RL;
  • INOV INESC Inovação – Instituto de Novas Tecnologias.

Para mais informações consulte:
www.aida.pt
Telf: (+351) 234 302 490/1

 

Promoção de Emprego e Estágios

Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego (PAECPE)

Promovido pelo IEFP, o PAECPE apoia a criação de projetos empresariais de pequena dimensão e a criação de novos empregos. Este programa compreende as seguintes medidas:

  • Apoio à criação de empresas através de linhas de crédito *
  • Apoio à criação do próprio emprego por beneficiários de prestações de desemprego
  • Apoio a projetos de investimento através do Programa Nacional de Microcrédito *

 * Bancos aderentes: CGD, Millennium-BCP, BES, BPI, Santander-Totta, Barclays, Banco Popular, Crédito Agrícola, Montepio Geral e BANIF.

Para mais informações consulte:
www.iefp.pt
Tel: (+351) 234 370 400

 

Programa de Estágios Profissionais

Promovido pelo IEFP, Estágios de 9 meses, para pessoas até aos 30 anos, com nível de qualificação 4 ou superior e pessoas desempregadas à procura de novo emprego, com idade superior aos 30 anos e nível de qualificação 2 ou superior, obtido há menos de 3 anos, tendo em vista a sua inserção ou reconversão profissional.

Para mais informações consulte:
www.iefp.pt
Tel: (+351) 234 370 400

 

Programa Impulso Jovem

Promovido pelo IEFP, o programa Impulso Jovem apresenta um conjunto de medidas de incentivo à criação de emprego jovem. Deste programa destacamos duas medidas:

Passaporte Emprego

Consiste em estágios de 6 meses, com uma componente de formação profissional, pretendendo com isto incentivar a aquisição de novos conhecimentos e competências de forma a estimular a criação de emprego em novas áreas. Destina-se a jovens, entre os 18 e os 25 anos, ou até aos 30 anos (caso tenham obtido uma qualificação profissional há menos de 3 anos) inscritos nos centros de emprego há pelo menos 4 meses.

Apoio à Contratação e ao Empreendedorismo:

Esta medida dá primazia à contratação de jovens e ao empreendedorismo através de múltiplas ferramentas:

  • Reembolso das contribuições para a Segurança Social, em caso de criação de contratos de trabalho;
  • Apoios técnicos na área do empreendedorismo;
  • Dinamização de ideias de negócio;
  • Apoio à obtenção de financiamento, microcrédito e capital de risco;
  • Financiamento à criação de cooperativas por jovens.

Para mais informações consulte:
www.iefp.pt
Tel: (+351) 234 370 400

 

Programa Estímulo 2012

Promovido pelo IEFP, o programa Estímulo 2012 pretende potenciar o retorno ao mercado de trabalho de desempregados com dificuldades de inserção, capacitando-os com formação e competências adaptadas ao posto de trabalho e, simultaneamente promover a melhoria da produtividade e competitividade das empresas.

Podem candidatar-se ao programa, pessoas singulares ou coletivas, de direito privado, com ou sem fins lucrativo, que recebem apoio financeiro pela celebração de contratos de trabalho, a tempo completo, com desempregados inscritos nos centros de emprego há pelo menos 6 meses consecutivos e que proporcionem formação profissional ao trabalhador contratado.

Para mais informações consulte:
www.iefp.pt
Tel: (+351) 234 370 400

 

Programa de Emprego e Apoio à Qualificação de Pessoas com Deficiência e Incapacidade

Este programa compreende duas medidas:

Qualificação de Pessoas com Deficiências e Incapacidades:

Ações que visam potenciar a empregabilidade das pessoas com deficiências e incapacidades, dotando-as de competências ajustadas para o ingresso, reingresso ou permanência no mundo laboral.

Apoios à Integração, Manutenção e Reintegração no Mercado de Trabalho:

Conjunto de medidas que se constituem como meio facilitador da integração, manutenção e reintegração das pessoas com deficiências e incapacidades no mercado de trabalho.

Para mais informações consulte:
www.iefp.pt
Tel: (+351) 234 370 400

 

Outras Iniciativas

Sistemas de Incentivos Fiscais à Investigação e Desenvolvimento Empresarial (SIFIDE)

Este sistema de incentivos, promovido pelo IAPMEI, pretende dinamizar uma série de incentivos fiscais como forma de apoio às empresas que queiram intensificar os seus investimentos em investigação e desenvolvimento.

A iniciativa tem como destinatários os sujeitos passivos de IRC, residentes (ou não, desde que possuam estabelecimento estável) em território português e exerçam uma atividade de natureza agrícola, industrial, comercial ou de serviços.

Para mais informações consulte:
www.iapmei.pt
Tel: (+351) 234 302 450

 

EMPREENDER +

Este programa, promovido pelo IAPMEI, tem por objetivo captar ideias de negócio e meios de investimento, permitindo aos jovens o contato com potenciais parcerias científicas para a inovação.

Os destinatários são jovens (pessoas singulares ou coletivas) com idade superior a 18 anos, detentores de ideias e potenciais investidores (detentores de capital, “know-how”, tecnologia, instalações, equipamentos).

Para mais informações consulte:
www.iapmei.pt
Tel: (+351) 234 302 450

 

Informações e esclarecimentos

Gabinete de Inserção Profissional (GIP)

Este gabinete corresponde a uma estrutura de apoio ao emprego que, em estreita cooperação com os Centros de Emprego, presta apoio a jovens e adultos desempregados na definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção, ou reinserção, no mercado de trabalho, bem como em formação.

Deste modo, estes gabinetes têm como objetivo a colocação no mercado de trabalho de desempregados e o seu encaminhamento para ações de formação e cursos de formação profissional.

O GIP da Câmara Municipal de Aveiro, sito em Nossa Senhora de Fátima, abrange as freguesias de Nariz, Requeixo e Nossa Senhora de Fátima e o GIP do Centro Social e Paroquial da Vera Cruz tem como público-alvo específico a população imigrante, estando no entanto aberto a toda a comunidade.

Para mais informações consulte:

  • GIP UNIVERA | Tel: (+351) 234 188 302
  • GIP AIDA | Tel: (+351) 234 302 140
  • GIP CMA | Tel: (+351) 926 730 823

 

Gabinete Empreendedor

A EPA possui um gabinete de atendimento público, AEVA-Empreende, cujo objetivo é apoiar e testar ideias de negócio apresentadas essencialmente por jovens.

Este gabinete de apoio funciona todas as quartas-feiras, das 17h30 às 18h30.

Para mais informações consulte:
www.epaveiro.edu.pt
Tel: (+351) 234 373 060

 

Infra-estruturas de Apoio

Parque de Ciência e Inovação (PCI)

O Creative Science Park – Aveiro Region é uma estrutura que pretende estimular e gerir fluxos de conhecimentos e de tecnologias entre o sistema científico e tecnológico, o tecido empresarial e o mercado nacional e internacional, potenciando a criação e o crescimento de empresas baseadas na inovação, bem como o reforço da competitividade da região. Prevê-se que esteja em funcionamento em 2015.

Para mais informações consulte:
www.pci.pt
Tel: (+351) 962 829 765

 

Centro de Incubação de Aveiro

O Centro de Incubação de Aveiro é o primeiro Centro de Incubação da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) a integrar espaços industriais e de serviços. Em parceria com a Câmara Municipal de Aveiro, a incubadora está vocacionada para jovens que pretendam iniciar uma atividade empresarial através da criação de empresas em áreas consideradas estratégicas para a região.

Este centro oferece dois tipos de espaços: gabinetes devidamente preparados e equipados, entre os 22 e os 52m2 e pavilhões industriais com 250m2, bem como uma série de serviços que vão desde infraestruturas básicas de telecomunicações (telefone, fax e internet), à consultoria e apoio na gestão, ao apoio administrativo e de pessoal auxiliar, secretariado e serviço de impressão e fotocópias.

Para mais informações consulte:
www.anje.pt
Centro Empresarial da ANJE – Aveiro (Mamodeiro) | Tel: (+351) 234 940 410

 

 

Câmara Municipal de Aveiro

A CMA através do serviço de Desenvolvimento Económico tem como principal objetivo impulsionar o desenvolvimento económico do concelho procurando, não só promover o concelho de forma a captar novos investimentos, como também encontrar fontes de financiamento externas para a concretização dos objetivos estratégicos da autarquia. Assim, o gabinete informa sobre possíveis formas e fontes de financiamento municipais, nacionais ou comunitárias, bem como esclarece dúvidas quanto a processos de candidatura.

Para mais informações consulte:
www.cm-aveiro.pt
Tel: (+351) 234 406 300

 

Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA)

Departamento de Apoio Técnico

Este departamento pretende dar resposta às solicitações crescentes por parte das PME e Micro Empresas em diversas áreas de consultoria, das quais se destacam: Licenciamento Industrial; Ambiente; Qualidade; Higiene e Segurança no Trabalho; Propriedade Industrial e Sistemas de Incentivo.

Gabinete Jurídico

Apoio exclusivo para associados através de consultas diárias, orienta as empresas relativamente a questões legais laborais e acompanha a celebração de contratos colectivos, suas rescisões e a aplicação face a disposições legais, entre outros aspetos.

Gabinete de Relações Externas

O gabinete de relações externas pretende apoiar e acompanhar as empresas da região nas atividades inerentes ao processo de internacionalização.

Departamento Formação Profissional

A AIDA encontra-se acreditada pela DGERT (Direção – Geral do Emprego e Relações). O seu departamento de formação realiza: diagnósticos de necessidades de formação à medida de cada empresa; conceção, planeamento e desenvolvimento de intervenções formativas; elaboração de candidaturas a programas de formação financiada e outras áreas de actuação de reforço de actividade formativa.

Enterprise Europe Network (EEN)

A AIDA integra a rede EEN (que substituiu os antigos EIC – Euro Info Centres), criada para ajudar as empresas a inovar e a competir melhor no espaço europeu. Constituída por mais de 600 pontos de contato, espalhados por 40 países na Europa, a rede oferece um conjunto de serviços descentralizados e de proximidade, que

apoiam as PME no seu processo de internacionalização e no encontro de parceiros estratégicos para a inovação e o desenvolvimento sustentado dos seus negócios.

Para mais informações consulte
www.aida.pt
Tel: (+351) 234 302 490/1

 

Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP)

A AHRESP pretende, através do Balcão Único Empresarial ®, facultar todo o tipo de serviços relacionados com a atividade das empresas associadas, seja: no início do negócio (legalização e instalação de empresas, aconselhamento jurídico, etc); na gestão do negócio (contabilidade e fiscalidade, seguros, etc.), na expansão do negócio (plano de expansão, apoio ao financiamento, consultorias técnicas, estudos de mercado), na reestruturação de empresas (plano de recuperação, apoio jurídico e extra-judicial, apoio ao financiamento, assessoria financeira) ou na extinção das empresas (apoio jurídico, apoio financeiro).

Para mais informações consulte:
www.ahresp.com
Tel: (+351) 234 482 127

 

Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM)

Gabinete BIZness Preview

O BIZness Preview é um programa desenvolvido pelas Talent Universities New Leaders em exclusividade para o projeto Aveiro Empreendedor. Tem como missão identificar atempadamente os riscos associados à implementação de uma determinada ideia de negócio, para que o promotor possa tomar uma decisão mais ponderada e informada.

Constituído por sessões de acompanhamento individual ao promotor, este programa pretende aumentar as probabilidades de sucesso de um novo empreendimento através de uma análise pormenorizada da ideia de negócio apresentada. A participação é exclusiva e gratuita a todos os promotores residentes no Concelho de Aveiro.

Para mais informações consulte:
www.ipam.pt
Tel: (+351) 234 400 180

 

Infra-estruturas de apoio

Universidade de Aveiro (UA)

A Universidade de Aveiro (UA) é uma fundação pública com regime de direito privado que tem como missão a intervenção e desenvolvimento da formação graduada e pós-graduada, a investigação e a cooperação com a sociedade. Criada em 1973, rapidamente se transformou numa das mais dinâmicas e inovadoras universidades do país.

Frequentada por cerca de 15.000 alunos em programas de graduação e pós-graduação, a UA desde cedo assumiu um papel de relevância no panorama universitário do país, inserindo-se no grupo da frente no que diz respeito à qualidade das infraestruturas que oferece, à qualidade da sua investigação e à excelência do seu corpo docente.

A UA é um parceiro privilegiado de empresas e de outras entidades nacionais e internacionais, com as quais coopera em diversos projetos e programas e às quais presta importantes serviços, sendo por isso um espaço de investigação onde se desenvolvem produtos e soluções inovadoras que contribuem para o avanço da ciência e tecnologia.

Para mais informações consulte:
www.ua.pt/
Tel: (+351) 234 370 200

 

Outras Iniciativas

INOVA-RIA

Programa Genius

Promovido pela INOVA-RIA, o programa Genius pretende encontrar e recrutar os maiores talentos das universidades portuguesas, dando-lhes a oportunidade de desenvolverem projetos de dissertação em empresas. Trata-se de bolsas de investigação, em diversas áreas tecnológicas, que unem o conhecimento avançado à inovação e o submetem ao teste da prática do dia-a-dia nas empresas. Neste programa existe uma grande cumplicidade entre as empresas e a academia, coordenada em todos os momentos pela Inova-Ria. As empresas propõem projetos de dissertação, de acordo com parâmetros pré-definidos pelas universidades, para Licenciados, Mestres ou Doutores e a Inova-Ria encontra jovens promissores para os executarem.

Condições especiais para start-ups

A INOVA-RIA promove um ambiente colaborativo às empresas com condições especiais para start-ups que lhes permite ter acesso a oportunidades de negócio, financiamento, expansão, inovação, networking, recrutamento, formação e certificação.

Para mais informações consulte:
www.inova-ria.pt
Tel: (+351) 234 384 218

Programa Nacional de Microcrédito

Promovido pelo IEFP, o Programa Nacional de Microcrédito tem como objetivo apoiar ideias de negócio viáveis que permitam criar e consolidar postos de trabalho sustentáveis. Tem como destinatários todas as pessoas com perfil empreendedor que tenham especiais dificuldades de acesso ao mercado de trabalho e em risco de exclusão social.

Para mais informações consulte:
www.iefp.pt
Tel: (+351) 234 370 400

 

Microcrédito da Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC)

A ANDC procura, através do microcrédito, fomentar a inserção social e a autonomia de pessoas com dificuldades financeiras ou em exclusão, através da iniciativa económica que se propõem desenvolver.

A ANDC tem por missão permitir que as pessoas excluídas do crédito bancário, por incapacidade de apresentação de garantias reais, possam mudar a sua vida criando o seu próprio emprego, através de um pequeno negócio. A ANDC assume assim um papel ativo na inserção social, combate à exclusão e na sua prevenção. Tem como parceiros institucionais o IEFP, CGD, BES e Millennium BCP. Presta um serviço completamente gratuito e a linha de crédito poderá ir até aos 15.000€.

Para mais informações consulte:
www.microcredito.com.pt
Tel: (+351) 808 202 922

 

Programa de Apoio à Criação de empresas através de Linhas de Crédito

O objetivo deste programa, promovido pelo IEFP, consiste em apoiar o empreendedorismo e a criação de empresas de pequena dimensão que originem a criação de emprego. As linhas de crédito designam-se de MICROINVEST, para montantes de investimento inferiores a 20.000€, e INVEST+ para investimentos superiores 20.000€ e inferiores a 200.000€. Tem como destinatários desempregados há 9 meses, jovens à procura do primeiro emprego com idade entre os 18 e os 35 anos ou pessoas que nunca tenham exercido atividade profissional.

Para mais informações consulte:
www.iefp.pt
Tel: (+351) 234 370 400

 

FINICIA

O FINICIA é um programa que facilita o acesso a soluções de financiamento e assistência técnica na criação de empresas, ou em empresas na fase inicial do seu ciclo de vida, com projetos empresariais diferenciadores, próximos do mercado ou com potencial de valorização económica. O Estado, através do IAPMEI, partilha o risco destas operações com sociedades de capital de risco, instituições bancárias, sociedades de garantia mútua e “Business Angels”.

Para mais informações consulte:
www.iapmei.pt
Tel: (+351) 234 302 450

 

FINICIA Jovem

O FINICIA Jovem enquadra-se no Eixo 2 – Apoio Específico a Iniciativas Empresariais de Jovens do programa do atual Instituto Português da Juventude e Desporto e tem como objetivo apoiar as melhores iniciativas empresariais promovidas por jovens. Tem como beneficiários, promotores individuais ou associados numa pessoa coletiva de natureza empresarial (com menos de 3 anos de existência), com idade compreendida entre os 18 e os 35 anos de idade e o 12.º ano de escolaridade.

Para mais informações consulte:
http://juventude.gov.pt
Tel: (+351) 234 403 100

 

Regime de Protocolos Bancários de Apoio ao Turismo 

O Turismo de Portugal disponibiliza, através de um Regime de Protocolos Bancários de Apoio ao Turismo, uma linha de crédito que visa apoiar financeiramente projetos turísticos economicamente viáveis, que contribuam para o aumento da qualidade, diversificação e competitividade da oferta do setor turístico nacional e que, tendo beneficiado de ajudas do Estado ou comunitárias, no quadro dos sistemas de incentivo em vigor, careçam de apoio financeiro complementar, ou não hajam beneficiado das referidas ajudas de Estado ou comunitárias. Destina-se a empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, que se proponham desenvolver os projetos de investimento na área do turismo.

Para mais informações consulte:
www.turismodeportugal.pt
Tel: (+351) 217 810 000

Fundo de Investimento do Concelho de Aveiro (FICA)

O Fundo de Investimento do Concelho de Aveiro (FICA), desenvolvido pela CMA, surge integrado no Aveiro Empreendedor. Com o FICA, pretende-se colocar à disposição das micro e pequenas empresas do concelho de Aveiro um produto financeiro inovador e atrativo comparativamente aos produtos da mesma natureza disponibilizados no mercado. O financiamento a conceder através do fundo é limitado a 45.000€ por projeto. (Parceria entre CMA, AIDA, IAPMEI, Banco BPI e Norgarante)

Mais informações aqui

 

Banco BPI – Linha de Microcrédito (FINICIA II)

A Linha de Microcrédito do Banco BPI tem por objetivo facilitar o acesso ao financiamento por parte das micro e pequenas empresas que se encontrem na fase inicial da sua atividade (até 4 anos de atividade, incluindo start-ups puras).

Através da Linha de Microcrédito as micro e pequenas empresas podem aceder ao financiamento bancário até ao valor máximo do financiamento de 25.000€, pelo prazo de 4 anos (incluindo a possibilidade de 6 meses de carência) e beneficiarem de uma Garantia Mútua de 75% prestada pela Norgarante.

Para mais informações consulte:
www.bpi.pt

 

Microcrédito Millennium BCP  

A operação do Microcrédito do Millennium BCP visa dar suporte ao empreendedorismo e combater a exclusão social, tendo como principais benefciários desempregados, microempresas, jovens licenciados, imigrantes, reformados e domésticas. Promovendo e apoiando iniciativas empresariais viáveis, o Microcrédito do Millennium BCP tem um montante máximo de crédito até 25.000€ por microempreendedor, por um prazo máximo de 5 anos com serviço de acompanhamento e assessoria durante a vida do empréstimo.

Para mais informações consulte:
www.millenniumbcp.pt

 

Norgarante

A NORGARANTE é uma das quatro Sociedades de Garantia Mútua (SGM) existentes em Portugal, atuando junto das PME através da prestação de todas as garantias necessárias ao desenvolvimento da sua atividade, nos setores da indústria, comércio, serviços, construção, turismo e transportes. Naturalmente vocacionada para apoiar a fase de crescimento e desenvolvimento da vida das empresas, esta sociedade de garantia mútua apoia também projetos na fase start-up e early-stage, no âmbito do Eixo II do Programa FINICIA do IAPMEI. Os recursos disponibilizados pela NORGARANTE pretendem facilitar a escolha das melhores soluções de financiamento e a obtenção do crédito em menos tempo; reduzir o risco que a banca atribuí a estas operações, permitindo não só diminuir os seus custos, mas também obter prazos mais adequados, libertar plafons de crédito adicionais e reduzir a necessidade de garantias a prestar pelas empresas e pelos seus promotores.

Para mais informações consulte:
www.norgarante.pt

 

Invicta Angels

A INVICTA ANGELS – Associação de Business Angels do Porto é uma entidade privada sem fins lucrativos, que visa juntar os promotores de empresas em fase de criação ou de crescimento, com os Business Angels seus associados, e investidores privados e informais de capital de risco.

Conta atualmente com mais de 50 associados que contribuem com o seu tempo, competências e conhecimentos, para o desenvolvimento da atividade da associação. A INVICTA ANGELS tem como objetivo promover uma rede de Business Angels, com incidência nas regiões norte e centro do país, e especial foco no Arco Metropolitano do Porto e “eixo” Aveiro-Porto-Braga/Guimarães e Vila Real, em setores estratégicos como a agroindústria, as ciências da vida, a energia e ambiente, habitat sustentável, indústrias criativas, nanotecnologias, saúde e tecnologias de informação, comunicação e eletrónica.

Para mais informações consulte:
www.invictaangels.pt
Tel: (+351) 229 397 062

 

Massivemov

A Massivemov consiste numa plataforma de financiamento na multidão – crowdfunding. Fundada em 2011, com o objetivo de ser uma alternativa de !nanciamento para projetos inovadores com valor acrescentado, de empreendedores e empresas.

Acreditam na meritocracia, acompanham cada empreendedor e geram oportunidades.

Para mais informações consulte:
www.massivemov.com
projetos@massivemov.com